why fourteen citron



Sistema solar
O sistema solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás.
No centro do sistema solar, o sol é uma estrela anã amarela que produz grandes quantidades de energia.
Há oito planetas principais e 100 luas do nosso sistema solar.
Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são planetas pequenos e rochosos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são gigantes gasosos.
Todos os planetas giram em torno do Sol em uma órbita elíptica em forma, oval.
Muitos dos planetas do sistema solar são visíveis a olho nu.
Outros objetos no sistema solar são planetas anões, asteróides e cometas.
O sistema solar está em uma galáxia conhecida como "A Via Láctea".
Estima-se que pelo menos um terço dos 200 bilhões de estrelas na Via Láctea são orbitado por um ou mais planetas.
A nave espacial Voyager 1 é feita objeto homem mais distante do sistema solar a uma distância de cerca de 11 bilhões de milhas (18 mil milhões de quilómetros) do sol e ainda está a enviar dados para a Terra.
image1Nacimiento sistema solar

O nosso sistema solar foi formado como parte de uma nuvem nebulosa maciça de gás de hidrogênio molecular e poeira cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. Em uma região deste gravidade condições nuvem permitido começou condensação de hidrogénio, até uma massa substancial começaram a crescer mais e mais quente cada vez, finalmente, esta massa entrou em colapso, formando a primeira fase de uma estrela chamado de proto-estrela. A força gravitacional da estrela embrionária causou um disco de gás e poeira em torno deles.

Durante milhões de anos, a pressão começou a acumular-se no interior da protoestrela, que se tornou mais quente e denso, até que finalmente a fusão nuclear é iniciada em seu núcleo, dando à luz do sol como a conhecemos hoje. Durante esse tempo, o disco de gás e poeira que se formou em torno da estrela também tinha começado a se condensar em corpos em constante crescimento. Eventualmente, eles formaram os planetas, luas e outros objetos em nosso sistema solar.

Os planetas do sistema solar

O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio, em homenagem ao deus mensageiro veloz que orbita em torno do Sol em apenas 88 dias, mais rápido do que qualquer outro planeta do sistema solar. Em seguida, vem Venus, conhecido como a Terra irmã planeta, mas sob nuvens pesadas frequentemente encontrada uma paisagem infernal com temperaturas quentes o suficiente para derreter chumbo. O terceiro planeta a partir do Sol é a Terra, uma esfera azul impressionante coberto de oceanos de água líquida e o único planeta conhecido por abrigar vida. O último dos planetas interiores rochosos é Marte, que consiste em uma fina atmosfera de vermelho, já foi coberta por oceanos como a Terra, mas agora é um deserto, onde as tempestades de poeira pode engolir todo o planeta.

image2A quase 800 milhões de quilômetros do sol, encontramos o primeiro dos gigantes gasosos, Júpiter, enormes em tamanho, enquanto mais de 1000 Terras seriam necessárias para preencher o seu volume. Saturno é o segundo dos gigantes de gás e é diferente de qualquer outro planeta do sistema solar, com seus anéis espetacularmente coloridos feitos de poeira e gelo. Em seguida, vem o primeiro dos planetas conhecidos como gigantes de gelo, Urano, esta grande bola de turquesa de gás encontra-se inclinada em seu lado com congelamento temperaturas atmosféricas de -371 graus centígrados. A 4,5 bilhões de quilômetros do sol é o último dos planetas, Netuno, um gelo azul gigante, onde os ventos na atmosfera chegar a mais de 2.000 quilômetros por hora.

Luas do sistema solar

Como a humanidade explora o espaço, descobrimos que algumas das luas do nosso sistema solar são igualmente e às vezes ainda mais fascinante do que os próprios planetas. Lua O maravilhosamente colorida de Júpiter é o objeto mais vulcânica ativo no sistema solar, lua de Saturno, Titã tem uma atmosfera densa com base na produção de nitrogênio chuvas lagos de metano líquido em sua superfície. Outra das luas de Saturno, Enceladus, tem vulcões que explodem com água gelada e, possivelmente, tem um oceano líquido sob sua superfície gelada. Depois, há o mundo de gelo na Europa, uma das luas de Júpiter fascinantes, abaixo de sua superfície é um vasto oceano de água líquida, 100 km de profundidade, e possivelmente cheio de vida.

Outros corpos do Sistema Solar

No centro do sistema solar é o Sol, uma enorme bola de hidrogênio e hélio mais de cem vezes maior em diâmetro que a Terra, e produz calor intenso e enormes explosões jogado ao mar ventos solares milhões de quilómetros o espaço. Entre as órbitas de Marte e Júpiter é o cinturão de asteróides, milhões de rochas residem nesta área, alguns tão grandes quanto 60 milhas (100 km) de diâmetro. Além de Netuno, chegamos ao Cinturão de Kuiper, onde a maioria dos planetas anões, como Plutão, que já foi considerado o nono planeta do nosso sistema solar, este pequeno corpo em órbita em torno do Sol a uma distância média de quase 6000 milhões km. Os cometas têm origem no Cinturão de Kuiper, ou mais longe na nuvem de Oort, uma nuvem esférica enorme de corpos gelados em torno do sistema solar.

A vida no Sistema Solar

A humanidade reflete frequentemente se há vida no sistema solar, além da Terra, e se assim o tipo de vida? Até meados do século 20, pensava-se que cada planeta poderia abrigar algum tipo de formas de vida, possivelmente ainda mais avançados do que nós. Quando o famoso romance "Guerra dos Mundos", de Jules Verne, foi transmitido por rádio causou pânico generalizado entre os ouvintes que erroneamente pensou que era real, uma indicação da fé em formas de vida alienígenas avançados planetas vizinhos em psique comum.

Claro, sabemos agora que este é ficção científica justa e não estamos sob qualquer ataque iminente de uma civilização alienígena em Marte ou Netuno. Então, há vida em outros lugares no sistema solar além da Terra, e quem são os suspeitos? Bem, você pode se surpreender ao saber que existem vários candidatos em nosso sistema solar que possam abrigar vida.


Vamos começar com Marte, o planeta que captura a imaginação da maioria. Embora nós sabemos agora que não há canais em Marte, ou civilizações avançadas, os cientistas envolvidos nos desembarques Viking ainda esperava para encontrar sinais de vida na superfície marciana. Viking 1 pousou em Marte em Junho de 1976 e amostras de solo marciano foram analisados, mas não encontrou nada. missões subsequentes também encontraram nenhum sinal de vida, mas há esperança, e que é subterrânea. A razão para esta teoria é que, surpreendentemente, o metano está presente na atmosfera de Marte, e uma forma de metano pode ser produzido biologicamente. Nos meses de Verão a presença de metano em Marte aumenta drasticamente, dando mais credibilidade à ideia de que existem organismos que vivem abaixo da superfície, possivelmente em torno de fontes hidrotermais.

Há duas luas interessantes em torno de Saturno, que poderia suportar a vida. Ambos são muito diferentes uns dos outros, são Encelado e Titan. Enceladus é um pequeno mundo gelado com um pouco maior do que Texas área, mas abaixo da superfície é acreditado para ser um oceano de água salgada. Como é que pode haver água quente em uma área tão frio do sistema solar? Bem, a enorme força gravitacional de Saturno empurra e puxa a pequena lua, dentro de aquecimento e derretendo o gelo sob a superfície. Se assim for, isto pode proporcionar um ambiente para os microorganismos ou algumas outras formas de vida.

Enceladus próximo, e 600.000 milhas de distância, esta uma das luas de Saturno, Titã. Esta lua é único no sistema solar, porque é o único com uma atmosfera significativa, eo que é ainda mais surpreendente é que a sua atmosfera é principalmente de nitrogênio, como o nosso próprio planeta. Ainda mais surpreendente é que ele é o único objeto em nosso sistema solar além da Terra com grandes áreas de líquido em sua superfície, e não de água, mas de metano líquido. O metano em Titã atua como a água na Terra, há nuvens de metano que produzem chuva de metano e lagos de metano. Titan é muitas vezes comparada com a Terra primordial, mas infelizmente é no congelador, com temperaturas de superfície em torno-179C (-290F). Ainda é possível que haja vida microbiana com hidrogênio expirado em vez de oxigênio.

Finalmente chegamos a uma lua gelada órbita de Júpiter, chamada Europa. Acredita-se que a lua, apenas ligeiramente menor do que a lua da Terra, tem a melhor chance de vida em todo o sistema solar. A gravidade de Júpiter produz uma enorme aquecimento na Europa, o aquecimento dentro e produzindo um oceano de água salgada, 62 milhas (100 km) de profundidade. Pode haver o dobro da quantidade de água líquida na Europa a partir do qual existe na Terra. Tem sido especulado que o oceano de Europa poderia ser cheio de vida, e não as bactérias, mas também de organismos complexos que podem nadar na água morna. 2025 NASA espera para aterrar uma sonda na superfície de Europa, que por sua vez derreter o solo e investigar o oceano em busca de sinais de vida, talvez então nós vamos descobrir que não estamos sozinhos no sistema solar.

A nossa galáxia e do universo

No contexto do tamanho do universo, a terra, e na verdade todo o sistema solar é negligenciável. Nosso Sol é apenas um dos 200 bilhões de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea, e é apenas um dos mais de 100 bilhões de galáxias no universo conhecido. O sistema solar existe na borda da nossa galáxia, longe do centro, onde há um buraco negro super-maciço que tem 4 milhões de vezes a massa do nosso sol. A Via Láctea é na verdade um gigante entre galáxias, cobrindo 100.000 anos-luz de diâmetro, e existem 30 galáxias em nossa "vizinhança" dos quais apenas Andromeda é maior.

A melhor explicação que temos de como o universo foi criado é a teoria do Big Bang. cerca de 14 milhões anos, uma massa super-densa atrás, milhares de milhões de vezes menor que um próton começou a se expandir, e, eventualmente, criou as estrelas, planetas e galáxias que temos hoje no universo, de fato ainda ele está se expandindo. Não se sabe como a massa inicial veio a existir.

Estatísticas de sistema solar

Diâmetro do Sistema Solar: (possivelmente 2-3 anos-luz)
Distância do centro da galáxia: 25.000 anos-luz
período orbital: 250 milhões de anos
Idade: 4,6 bilhões de anos
Planeta Number 8
Número de planetas anões 5
Número de luas: 173
planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte
gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno
planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Eris
mais próximo planeta ao Sol: Mercúrio (58 milhões de quilómetros)
Mais distante planeta do Sol: Netuno (4,5 mil milhões de quilómetros)
mais distante do objeto humano sol: Voyager 1 (18 milímetros km)
maior planeta, Júpiter (diâmetro 142,984 km)
menor planeta: Mercúrio (4879 km de diâmetro)
Maior lua: Ganimedes (5262 km de diâmetro)
Lua menor: S / 2003 J 9 e S / 2003 J 12 (diâmetro 1 km)
Mayor gravidade planetária: Jupiter (20,87 m / s2)
Mayor densidade planetária: Earth (5515 g / cm3)
Maior massa planetária: Jupiter (1.8987 x 1027 kg)
volume de grande mundial: Jupiter (1.4255 x 1015 km3)
Menor gravidade planetária: Mars (3693 m / s2)
planeta Saturn baixa densidade (0,7 g / cm3)
Menos massa planetária: Mercury (3.3022 x 1023 kg)
Menor volume global de: Mercury (6,08272 x 1.010 km3)

Desastres naturais
Image25

O que é um desastre natural?
A definição de desastre natural é qualquer evento catastrófico causado pela natureza ou processos naturais da terra.

A gravidade de um desastre é medido em perda de vidas, perda económica, bem como a capacidade da população para reconstruir. Os eventos que ocorrem em áreas despovoadas não são considerados desastres. Assim, uma inundação em uma ilha deserta não contaria como um desastre, mas uma inundação em uma área povoada é chamado de desastre natural.

Todos os desastres naturais causam perdas de alguma forma ou de outra. Dependendo da gravidade, qualquer número de vidas podem ser perdidos devido a desastres naturais. O colapso de edifícios ou árvores, congelação, sendo varrido por avalanches ou golpe de calor são apenas alguns dos efeitos mortais de tais catástrofes. Alguns desastres causar mais perda de outras vidas, e densidade populacional afeta o número de mortos também.

Depois, há a perda de setores de propriedade afetando da população, transportes, meios de vida e meios de subsistência. água saturada de sal depois de campos tsunamis levar anos para ser capaz de crescer novamente. Casas destruídas por inundações, furacões, ciclones, deslizamentos de terra e avalanches, erupções vulcânicas e terremotos muitas vezes são irreparáveis, ou levar um longo tempo para se tornar habitável novamente. artigos pessoais, bens domésticos, veículos e documentos também são destruídas depois de muitos desastres naturais.

Os desastres naturais que realmente afetam as pessoas ao redor do mundo tendem a ser mais intensa à medida que os anos passam. A frequência de terremotos, mega tempestades e ondas de calor têm aumentado significativamente nas últimas décadas. A densidade de população nas áreas que são afetadas por inundações, ciclones e furacões significa que, na verdade, mais vidas são perdidas.

Em algumas áreas, as pessoas não estão preparados para a eventualidade de desastres e abrigos são construídos para furacões e tornados, no entanto, a perda de propriedade continua a ser um problema, e a previsão de muitos desastres diferentes natural não é fácil.

Os cientistas, geólogos e observadores tempestade trabalhar duro para prever desastres e evitar danos maiores. Com toda a tecnologia disponível foi feito mais fácil de prever tempestades, nevascas, furacões e outros desastres naturais fenômenos relacionados. Mas ainda há desastres naturais que ocorrem de forma inesperada, como terremotos, incêndios florestais, deslizamentos de terra e até erupções vulcânicas.

Às vezes, existe um aviso de tempo, mas muitas vezes é muito curto e com resultados catastróficos. Em áreas que não estão habituados a ser afectados por catástrofes, como inundações e tempestades de granizo que podem ser afetados de forma extrema se eles aparecem de repente.

image26Sin Apesar dos muitos desastres naturais em todo o mundo, a humanidade tem mostrado resistência incrível. Quando uma área ou país é seriamente afetada por um desastre natural, a reação é sempre de solidariedade e apoio. Existem organizações criadas com o objetivo principal a ser preparadas para desastres naturais. Esses grupos trabalham para resgatar a nível global e local. Para além daqueles que optaram por alívio quando ocorre uma catástrofe, muitas pessoas tomam um passo em frente e voluntariamente, o que realmente faz a diferença.

Pessoas ajudar doando itens, tempo e habilidades, a fim de ajudar as pessoas afetadas pelo desastre natural. Celebridades, muitas vezes ir para grandes comprimentos para arrecadar dinheiro através de concertos, maratonas e visitar as áreas afetadas. As pessoas também têm mostrado que eles podem reconstruir suas vidas e começar de novo, mas o trauma é um efeito inevitável após um desastre natural.

É claro que os desastres naturais são parte da vida como a conhecemos, no entanto, a ciência está fazendo todo o possível para prever, tornar a ajuda mais rapidamente para chegar, e as pessoas estão aprendendo a reconstruir as suas vidas nas áreas mais seguro.